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Você está ouvindo bem?



Quando pensamos na palavra comunicação muitas coisas podem vir a nossa mente, como modulação de voz, gestos, contato visual e até mesmo medo de falar em público.




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Mas você sabia que um dos pilares da comunicação não está relacionado a ação falar, mas sim ao movimento de ouvir, isto é, para podermos desenvolver uma comunicação assertiva é imprescindível saber ouvir.


No entanto, fazer isso requer um certo “esforço”, pois entender o significado de ouvir e colocá-lo em prática são duas faces diferentes da mesma moeda. Para o renomado autor brasileiro Rubem Alves,



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“O ato de ouvir exige humildade de quem ouve.”








Segundo essa breve e importante definição dada pelo autor, podemos considerar que para exercitar essa habilidade, é necessário a humildade de saber a sua vez, de dar uma atenção genuína aquilo que está sendo dito e não simplesmente para responder, mas sim para buscar uma comunicação assertiva.



E você está ouvindo bem?



Alguns podem ter dificuldades em ouvir com atenção, enquanto outros podem ser mais habilidosos nessa área, por isso nós da Ousa vamos deixar algumas dicas e observações para uma escuta ativa.



-Prestar atenção: procure focar o máximo de sua atenção na fala do interlocutor.



-Contato visual: quando possível estabeleça o contato visual, sempre de modo cordial e respeitoso, (Saiba mais sobre o contato visual).



-Comunicação Não-verbal: se possível sente de frente para a pessoa e por meio de seus gestos e expressões faciais demonstre interesse na conversa, isso pode gerar mais receptividade mútua e consequentemente uma comunicação mais assertiva.



-Não interrompa: interromper as pessoas durante a fala, pode lhe colocar em maus lençóis, por isso exercite sua habilidade de esperar sua vez para falar, algo que pode lhe ajudar nisso é controlar a respiração, puxando e soltando lentamente, isso reduz a ansiedade de nossa espera.



-Responda: após ouvir ativamente, é importante responder de forma apropriada. Isso pode envolver resumir o que foi dito, compartilhar suas próprias ideias e opiniões relacionadas ou oferecer apoio e encorajamento, dependendo do contexto da conversa.



Ouvir é uma habilidade valiosa em várias áreas da vida, como relacionamentos pessoais, trabalho em equipe, liderança e resolução de conflitos. Ela melhora a qualidade da comunicação, promove a compreensão mútua e fortalece os vínculos interpessoais. Ao praticar isso, podemos estabelecer conexões mais significativas e construtivas com as pessoas ao nosso redor. Leia mais no Blog da OUSA!!!


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