A importância do Storytelling...
- Gabriel Ross
- 4 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
O Storytelling é uma das técnicas mais utilizadas na comunicação atualmente, mas já está inserido nas mais diversas culturas.
Durante toda a história diversas sociedades deixaram registradas suas crenças e seu modo de conviver em sociedade, podemos verificar isso nas iconografias egípcias, ou na escrita cuneiforme na região da antiga Mesopotâmia.

(Hieróglifos)

(Escrita Cuneiforme)
No entanto, muitos são os motivos para esses registros, mas de fato várias civilizações, de diversas partes do mundo, deixaram suas histórias para futuras gerações, de modo intencional ou não.
É justamente nos contos de nossos antepassados que muitas vezes construímos nossos modos de ver o mundo e as pessoas, pois que nunca ouviu aquela frase, “no meu tempo sim era bom...”
Contudo, qual é o real motivo para ficarmos tão engajados nas histórias?
Assim sendo, precisamos pensar que somos inseridos na “cultura dos contos de fada,” que criança não conhece Alice, Rapunzel, os Três Mosqueteiros, ou Dom Quixote, essas histórias sempre transmitem uma moral, isto é, quando somos crianças, muitas vezes os adultos utilizam isso para nos ensinar, entreter e sensibilizar.

Assim chegamos a um ponto-chave, o Storytelling é contar uma história que sensibilize e gere uma conexão com seu público. Entretanto, existe uma regra universal de como fazer isso, mas nós da OUSA vamos apresentar uma estrutura que pode ajudar você a contar sua história...
Em um primeiro momento o comunicador deve ter bem esclarecido quem é seu público e qual é o intuito do Storytelling, pois isso tem um impacto direto em como o interlocutor vai receber a mensagem e que lições vai tirar dela.
Posteriormente é importante que o orador tenha definido um ambiente, aonde vai se passar a história, isso facilita com que o público se imagine naquela situação e participe com você.
Outrossim, toda boa narrativa tem um personagem, que pode ser real ou não, mas é importante que esse passe por uma transformação durante sua jornada.
E com isso, chegamos no momento final, o conflito, é nesta parte que o protagonista vai passar por uma série de desafios, que podem ter sido superados, ou ainda não, o importante aqui é trazer elementos que seu público se identifique.
Com as informações elencadas você pode dividir o Storytelling em três atos:
Primeiro ato: apresentação do personagem e ambiente no qual a história está situada.
Segundo ato: a trajetória percorrida pelo protagonista, aqui se pode inserir o início do conflito.
Terceiro ato: aqui ficamos imersos nos conflitos do personagem, esperando uma possível superação (parcial ou total) e a lição a ser aprendida.
Sabemos que contar uma história pode ser mais desafiador para algumas pessoas do que para outras, mas é fato que o Storytelling enriquece sua comunicação e ajuda você a sensibilizar e persuadir com mais assertividade.
Lembre-se, utilizar sua modulação de voz e sua expressão não-verbal (gestos e expressões faciais), para dar ainda mais vida a sua história.
E então vamos contar sua HISTÓRIA?
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